terça-feira, 8 de novembro de 2016

The Corporation – O lucro nunca é suficiente.


Em sala de aula....



O documentário mostra o poder das corporações que ao não serem reconhecidas como “indivíduos” acabam por não ser responsabilizadas pelos danos cometidos à sociedade e ao meio ambiente. São pessoas jurídicas, logo possuem responsabilidade limitada onde os lucros são apropriados já os custos são externalizados, lançados ao Estado e até a população como por exemplo a “responsabilidade individual” no tange a poluição ambiental. Obvio que é importante conscientizar a população acerca dos danos causados pelo consumo excessivo, entretanto, somos constantemente estimulados a consumir e comparado os danos individuais aos gases lançados pela produção industrial esta última  parece ter responsabilidade muito mais danosa.  Também demonstra como o capitalismo procura a todo momento os melhores resultados a partir do lucro, independente se isto trará problemas a curto ou a longo prazo para as pessoas, a exemplo do uso de pesticidas em animais, uso de antibióticos em vacas o que acaba por contaminar seu leite acarretando problemas aos animais e as pessoas.  

Fonte - http://thecorporation.com

Para uso em sala de aula considero o documentário muito longo, entretanto o professor (a) pode selecionar alguns trechos e associar com os conteúdos a ser trabalhados. (consumo, tecnologia, imperialismo, monopólios, super exploração do trabalho, etc. 

A página oficial está em inglês, mas possui uma versão do filme para uso em sala de aula, entretanto é necessário pagar o que dificulta o acesso na maioria das escolas públicas.

Páginas consultadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário