quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Estudos sobre a América Latina

Quem são os bárbaros?
Nos tornemos latino americanos!!



Descobrir a América para podemos resistir. Os estudos sobre a América Latina, começam com a chegada dos conquistadores em uma visão dialética com os estudos europeus. 

Historiador Inca Felipe Guamán Poma de Ayala.
Em 1615 Guaman Poma que era índio puro originário de Huamanga, região hoje conhecida por Ayacucho e que fica na parte sul dos Andes peruanos - escreveu ao Rei da Espanha demonstrando as contradições por meio de visões do mundo distintas (Europa – América) e afirmava que a colonização havia destruído o bom viver deste continente “descoberto”, tamanha brutalidade dos europeus, que se portavam como famintos. A imagem retrata Guamán.
Imagem 1

 Seu livro “El Primer nueva coronica y buen gobierno” segue silenciado, por tratar das mazelas do colonialismo nas Américas. No seu livro solicitava ajuda ao Rei que nunca chegou a receber tal documento. Guamán demonstrava, por meio de desenhos, o desastre do período e seu desencanto em relação ao outro. Por ser índio e latino, tentou utilizar dos instrumentos e códigos usados pelos espanhóis para obter benefícios e alguma alteração na realidade. Também demonstrou como os Incas viviam bem antes dos Espanhóis e deflagrou severas criticas a forma violenta como a colonização se realizou.

Imagem 2 

A imagem 2 demonstra os abusos sofridos pelas nativas por parte dos sacerdotes e Guaman os denomina de seres desprezíveis na imagem e seus escritos afirma; "pobre de los índios, de seis animales que comen, que temen los pobres de los índios em este reino: corregidor, sierpe; amallapallay que llatana uaycho por amor de Dios rayco [no me hagas, que tengo que dar cosas tan grandes por amor de la causa de Dios]; tigre, españoles del tambo; león, encomendero; zorra, padre de la doctrina; gato, escribano; ratón, cacique principal; estos dichos animales que no temen a Dios desuellan a los pobres indios en este reino, y  no hay remedio · pobre de Jesucristo"

Imagem 3

Referência:

GUAMAN POMA DE AYALA, Felipe. El primer Nueva corónica y buen gobierno (1615/1616)Gl. Kgl.S. 2232, 4°. Copenhague: Biblioteca Real de Dinamarca, 1615. 

Imagens obtidas através da página:


Nenhum comentário:

Postar um comentário