terça-feira, 1 de novembro de 2016

Clube da luta e a batalha de ideias.


Dica de filme para trabalhar em sala de aula em conjunto com o texto acerca do fim do sono. 

O filme Clube da Luta (direção David Fincher) é um bom filme para utilizar como apoio nesta discussão acerca do consumo exacerbado e da apropriação do sono pelo capital.  

Sinopse
O filme mostra a história de Jack (Edward Norton) não suportando mais sua vida medíocre de compras e consumo convive com terríveis insónias que não consegue resolver mais. Então o protagonista conhece Tyler Durden, que por sua vez, mostra a Jack uma forma de enfrentar a realidade dura a qual pertencem, isso através de uma terapia inusitada a que batiza de “clube da luta”. A violência como forma de “libertação”.

Filme



Uso em sala de aula


Em sala de aula o professor de sociologia pode usar o texto de apoio de Jonathan Crary e o fim do sono (Livro 24/7) retomando o uso da tecnologia como forma de nos tornar cada vez mais robotizados e mesmo dormindo, algo vital para o bom funcionamento biológico  estamos sempre em modo de espera. Também podem discutir como a implementação de determinadas ferramentas de comunicação aproximaram e também nos distanciaram das relações reais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário