sábado, 26 de novembro de 2016

Projeto Acima da Média e o jornal luso-brasileiro 1° Edição


Este projeto foi realizado no dia 26/11 com 10 crianças brasileiras e portuguesas discutindo o papel e a   influência dos meios de comunicação e da  média, mídia no português do Brasil. Cada criança se responsabilizou por escrever uma pequena noticia de jornal sobre algum assunto que lhes fosse relevante. Iniciamos o jornal luso-brasileiro com pequenas notas e comentários dos nossos jovens.


Basketball
Por Patricia e Lurdes 

O basketball tem cerca de 130 anos, aproximadamente.


O basketball é um desporto muito popular no mundo, mas, dão mais valor a este desporto nos estados unidos de América do que em outros lugares no mundo. normalmente o football é o desporto que chama mais a atenção da população do mundo. 

Aqui em Portugal não damos muito valor, só aquelas pessoas que gostam e admiram este desporto é que dão mais valor. O criador do basket foi James Naismith nasceu em Dezembro de 1891, foi professor  de educação física. O jogador de basketball mais famoso no mundo é Michael Jordan com 53 anos.

O basketball introduziu-se em Portugal em 1913 pelo professor de educação física suíço Rodolfo horney. Em Coimbra existem vários clubes desportivos, dos quais, os mais escolhidos são: football, rugby, e basket. Mas para conseguir entrar é preciso pagar por volta de 50€ ou 60€ de inscrição e o material essencial, preço 2 em 1. 
Depois de alguma pratica começas a pagar 20€ por mês.  













Mudando de país - Imigração, alguns relatos.

Por Catarina Alexandra e Manuela 


Oi eu sou a Emanuelle Pessanha, sou brasileira e tenho 15 anos.
Olá eu sou Catarina Alexandra, sou portuguesa e tenho 12 anos.

Nós vamos contar um pouco das nossas histórias. Eu (Manu) vivendo fora do Brasil e eu (Catarina) falarei sobre a imigração de minha mãe à França. Vamos escrever sobre imigração que significa a entrada de um indivíduo estrangeiro em um determinado país, para trabalhar, estudar ou simplesmente morar e tentar algo melhor fora de seu país de nascimento. 
Quando você pensa em mudar de país você cria varias expectativas tanto positivas como negativas, como já disse eu (Manu) sou brasileira do estado do ES e moro aqui em Portugal há 9 meses, vim com minha família tentar algo melhor porque onde eu morava era meio perigoso e meus pais não me deixavam ir nem na padaria, minha escola era do lado da minha casa e eu não ia sozinha andando porque tinha medo de ir. 
Cá em Portugal, quando eu cheguei a tranquilidade até assustava, na hora de dormir dava até para ouvir as batidas do coração do vizinho kkkkk :) 
A escola daqui e muito diferente não temos uniforme, a escola é integral, a comida não é arroz e feijão, infelizmente. Os portugueses tem uma cultura diferente da nossa, e fazer amizade é bem divertido porque ganhamos e amigos além de aprender mais sobre outra cultura. O lado negativo daqui e não ter minha família e amigos comigo.


Eu sou Catarina e desde maio não vivo mais com a minha mãe, pois ela foi para França porque o patrão dela em Portugal não lhe pagava, quando ele pagava era sempre atrasado. Então ela decidiu ir para França para ver se arranjava um emprego melhor. Antes, cá em Portugal ela trabalhava em um café, atualmente na França ela trabalha nas bombas de gasolina e o patrão paga-lhe muito e no dia certo. Para matar saudades falo com ela por video chamada do facebook. Neste tempo que ela se mudou veio visitar-me duas vezes, mas já tenho muitas saudades dela e do meu irmão, pois gosto muito deles. Agora eles só  vem para o Natal para passarem  comigo e com os familiares. Quando falamos, ela me diz que sente saudades da nossa casa,  pois não é nada igual aonde ela ta a viver em França. Quando ela chegar quero matar muitas saudades dela e do meu irmão com por exemplo: passear com ela, visitar coisas e ir as compras com ela.





Nenhum comentário:

Postar um comentário