domingo, 2 de julho de 2017

O saber das ruas no filme "Na Quebrada"


Assisti o filme que tem como protagonista o filho do famoso Rapper Mano Brown e a principio o que seria para mim, um filme pouco criativo, surpreendeu. 

O filme conta a história de jovens que vivem na periferia de São Paulo, as múltiplas violências que perpassam o local e a possibilidade de ter qualquer mudança em suas vidas a partir do Instituto Criar que é Organização não Governamental que realiza trabalha interessantes dentro da periferia e mesmo da prisão. 

Acredito quem em sala de aula o filme deve render um debate interessante do ponto de vista que nem sempre as Organizações Não Governamentais (Ongs) conseguem realizar o trabalho de forma contundente com a transformação esperada, a ausência do Estado em muitos locais, a ascensão do crime organizando sem limites e com regras próprias, além da possibilidade de ter o mínimo de esperança quando tudo lhes é retirado. O filme é brilho no olhar do jovem que se vê desprovido de tudo, por isto possui uma força importante enquanto filme a ser debatido. 

Acredito que vale a pena a exibição e o debate!!! 







Aproveito para deixar o link da entrevista com o protagonista do filme, também oriundo de uma realidade periférica relata sua historia de vida, que pode ser interessante ler com os alunos. 


Elaine Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário