quarta-feira, 19 de julho de 2017

19 de Julho Revolução Sandinista


Força Nicarágua - 1979 a 1990

Foi um levante de insurreição contra a ditadura de Somoza quem com apoio declarado dos  EUA tomou posse da Nicarágua levando a população a reagir com seus punhos cerrados o nome de Sandino. 

E a população derrubou a dinastia da familia Somoza que era dona do país, a Nicarágua é um pequeno país da América Central esteve sob dominio ingles envolveu-se em guerra contra os seus vizinhos e depois acabou pode ser dominada pelos Estados Unidos que criaram a organização militar sob o nome de Somoza. Augusto Cesar Sandino foi assassinado e deixou seu nome como uma força de luta na Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) lutando contra a dominação de Somoza que se apresentava como 'dono' da Nicarágua. 

A partir da derrubada do tirano, muitas reformas ocorreram a mais emblemática foi a reforma agrária bem como a campanha pela educação é saúde. Se adota uma estrategia de guerra de baixa intensidade, enfrentando um governo por dentro desgastando-o até que a direita do país derrote o governo. Entretanto, o governo norte americano Reagan coloca 60 mil soldados na fronteira de Honduras para atacar a Nicarágua, matando os camponeses e não permitindo o avanço das cooperativas sandinistas. Na tentativa de se defender Nicarágua gasta quase que 70% inviabilizando a vida no país, os Estados Unidos ainda enviam pastores para se contrapor à teologia da Libertação. Em 1989 a Constituição chama as eleições, os Estados Unidos entram na eleição (que é um absurdo!!!) e Daniel Ortega perde uma vez que os Estados Unidos compra votos e impõe ideologicamente a ideia que a guerra vai acabar se votarem no candidato deles...após a queda do sandinismo 1989 ele se divide e volta com Ortega todavia, renunciando à ideia de transformação e mais voltado ao neoliberalismo.


Fonte - google



Um filme para ajudar a apreensão do do período 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário