domingo, 16 de julho de 2017

Cadáveres Incomodos - Francisco Rosi


A geometria da máfia italiana de Francesco Rosi


Durante o período de férias dos alunos, farei resenhas de filmes que possam interessá-los. Hoje vou falar brevemente sobre um filme chamado "Cadáveres Incomodos" ou em italiano "Cadaveri eccellenti", dirigido pelo aclamado Francesco Rosi em 1975. Este não é o tipo de filme com uma narrativa cheia de ação que estamos acostumados atualmente. No entanto, ao longo de sua carreira, Rosi nos presenteou com filmes belíssimos sempre engajados em discutir as questões de seu tempo. Neste filme, ele explora a atuação da máfia italiana através da obscuridade das mortes e das investigações subsequentes. Vários magistrados são mortos durante o processo, sejam vítimas ou algozes. Todos aqueles que tentam de alguma forma impedir as ações da máfia italiana são eliminados sem explicação aparente.

O filme nos ajuda a compreender como as relações de poder, envolvendo dinheiro, corrupção, estado e justiça, são antigas e fundamentais no sistema econômico atual, perpetuando-se ao longo do tempo. O investigador Rogas, um personagem que representa o bom caráter e a busca pela justiça, passa o filme buscando pistas sobre os assassinatos na Itália, um país mergulhado em manifestações políticas que parecem caminhar rumo a um Golpe de Estado. 

A mídia culpa os grupos reivindicatórios pelo caos e pelas mortes, enquanto o inspetor Rogas, curiosamente, está frequentemente presente nos locais dos assassinatos ou em contato com as próximas vítimas, o que o coloca sob forte suspeita. Os artigos do jornal comunista, é claro, apontam o dedo para as magistraturas, aumentando ainda mais as possibilidades de envolvimento nos assassinatos. Os filmes de Rosi sempre questionam as questões sociais e a postura dos partidos de esquerda comunistas na Itália daquela época.

"Cadáveres Incomodos" é um convite intrigante para explorar os dilemas morais e políticos envolvendo crime e justiça. Se você gosta de filmes que desafiam e provocam reflexões profundas, este é um imperdível. 



Imagem do Filme 


Nenhum comentário:

Postar um comentário