segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Batalla de Junín a Independência do Peru.


Sempre escrevo assuntos e atualidades acerca da América Latina aqui no blog, porque penso que temos que valorizar a nossa latinidade e muitos dos nossos livros didáticos apagam a nossa história e a do nosso povo, logo, somos sempre rebaixados como "inferiores" improdutivos de cultura e história. Assim sendo, a intenção é sempre nos coloca enquanto sujeitos trazendo as vozes dos nossos lutadores, os derrotados, mas vencedores na resistência. 

Hoje escrevei sobre Batalla de Junín, que nas proximidades do Lago Junín no Peru em 6 de julho de 1824 Bolivar enfrentou o exercito espanhol comandando cerca de 1300 homens contra 14 mil espanhóis. Esta foi uma das últimas batalhas realizadas pelo libertador o general José San Martín há havia decretado a liberdade ao Peru antes deste confronto. A batalha que deixou cerca de 400 mortos foi vencida por Bolivar que mesmo em número menor se aproveitou da divisão da tropa espanhola para contra atacar foi uma Batalha importante que deu ao Peru sua independência 

"Soldados, vais a completar la obra más grande que el cielo ha podido encargar a los hombres... El Perú y la América entera aguardan de vosotros la paz, hija de la victoria ¡Vosotros sois invencibles!”

Esta batalha também foi importante porque a vitória significou a derrota total dos espanhóis em 9 de dezembro de 1924 conhecida como Batalha de Ayacucho. Este vídeo de 12 minutos ajuda a entender o enfrentamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário