quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A Revolução contra o Capital


Em tempos de Centenário da Revolução Russa passei a ler e rememorar o que foi este evento. Ontem me deparei com o texto A Revolução Contra o Capital do Gramsci. Não li muitas coisas deste clássico, entretanto, tenho tentado rever as minhas lacunas teóricas e sair da adolescência intelectual de que muitos se orgulham. 

Há tempos que se aceleram e há tempos de profundo adormecimento Gramsci dizia a Revolução dos Bolcheviques se inseriu no ideário do povo russo. Isto é algo muito bonito, um povo que se colocou a frente do tempo em nome de uma causa que era a própria libertação. Quem é que hoje em dia está disposto a abandonar seu lazer, ainda que infame, em nome de algo? O povo russo morreu pelo mundo, uma massa que estava sempre em ebulição disse Gramsci, logo a força deste povo se tornava mais consciente. 

A teoria marxista, no geral, estava nas mãos de intelectuais, mas o povo transpôs a teoria e levantou-se a partir dos seus sentimentos assumindo uma responsabilidade social quase que indescritível. 

A guerra serviu para despertar vontades, atingiram a maturidade económica colocando em evidencia as imperfeições do sistema lutando para que algo mudasse. 



Kustodiev - The Bolshevik 

Nenhum comentário:

Postar um comentário