quinta-feira, 23 de março de 2017

Cosmos e Annie Jump Cannon - uma mulher matemática.


A série Cosmos para mim é um distração, além de ser apresentado pelo astrofísico  Dr. Neil deGrasse Tyson que foi um dos alunos de Carl Sagan que é genial em todos os sentidos, a série mostra de forma didática a Origem do Universo. 

No oitavo episodio foi surpreendida por algo que adoro debater com meus alunos, a importância das mulheres nas ciências exatas, Tyson mostra a história de Annie Jump Cannon que estadunidense, nascida em 1863, acabou por perder a audição quando jovem algo que a fez ser ainda mais dedicada ao trabalho. Foi incentivada pela mãe a estudar matemática e nos Estados Unidos estudou física e astronomia, foi uma das poucas mulheres físicas no pais. 

Integrou o grupo de Mulheres de Pickering (Harvard) que era um grupo de mulheres gerais contratadas por Charles Pickering, diretor do Observatório que computava dados astronómicos. Cannon desenvolver uma gradação das estrelas a partir da temperatura. Como as mulheres académicas do periodo ganhavam pouco Cannon foi uma das que  encorajaram várias mulheres em áreas onde elas eram poucos vistas...e isto ainda permanece.

Por isto deixo este pequeno texto como contributo as alunas que se debruçam sobre as ciências "duras". 







Nenhum comentário:

Postar um comentário