quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Inside Job - Existem coisas pelas quais vale a pena lutar.


O documentário de 2010 Inside Job (Trabalho Interno) detalha a forma corrupta e bem elaborada dos agentes financeiros norte americanos desde a crise de 2008. Em cinco partes o documentário demonstra o ambiente político que ajudou a criar a crise financeira, levando milhões a pobreza, desemprego e perda de suas casas por meio de hipotecas. A desregulamentação é um principio do capitalismo, entretanto o mercado não é uma mão invisivel proposta por Adam Smith e seu liberalismo econômico, ao contrário os mercados possuem os arrimos estatais, midiáticos e acadêmicos, o documentário desvela o papel de cada um nesta promiscuidade. 

Apesar de complexo como uso em sala de aula, considero importante debater com os alunos o quanto a financeirização está posta em todos os âmbitos da vida. O documentário ainda demonstra o quanto a ciência académica, produzidas por grandes nomes nas Universidades norte americanas, também está rendida a este jogo uma  vez que acadêmicos norte americanos fazem pequenas fortunas auxiliando e criando bases teóricas para as políticas governamentais, prestam consultorias por meio de empresas privadas e os banqueiros, obviamente, recorrem a estes serviços. Como por exemplo, os renomados Martin Feldstein ou Laura Tyson que são professores universitários de Universidades de ponta e ganham milhões pautando falsas respostas à sociedade e as propagam desde que os financeiros paguem. Ou seja, criam e elaboram teorias que não vão resolver os problemas sociais, fazem apenas sob pagamento obtendo lucro da miséria alheia. 

Inclusive na visão do diretor do documentário transparece a ideia que o capital financeiro a 40 anos atrás era bom, quando sabemos que nunca foi assim que os Estados Unidos por meio dos capitais financiaram guerras e ditaduras em outros países como forma de lucro. Penso ser uma visão nacionalista de Charles H. Fergunson. 

Segue o trailer do filme...
Na próxima postarem vou elaborar algumas atividades para uso em sala de aula. 




ES