terça-feira, 5 de março de 2019

O menino que descobriu o vento.


A esperança é arrancada diariamente pelo andar da história.



O menino que descobriu o vento é um filme baseado em uma história real que se passa no Malawi, que significa sol nascente, e está localizado na África Oriental fazendo fronteira com a Tanzânia e Moçambique. 


O filme que está disponível na plataforma Netflix e conta a história de William Kamkwamba, que ficou famoso ao construir, com materiais rústicos, uma turbina eólica que pudesse abastecer sua pequena aldeia que passava uma crise alimentar devido a seca no local.  




Imagem do filme


Há vários pontos que podem ser abordados no filme para além da incrível história de William, o Malawi foi um país colonizado pelos Ingleses devido a isso só foi possível uma "democracia" em 1964, democracia esta que garantia eleições em único partido que era vitalício e permaneceu no poder até a década de1990. 

Em 1993, pela primeira vez, realizaram eleições multi partidárias, contudo, o governo cometeu graves erros econômicos e parte disto também ocorreu devido ao seu caráter colonial, o país submetido ao modelo de agricultura primária de exportação, não tem na sua economia qualquer garantia de sobrevivência senão pela venda de seus produtos - segundo dados da OEC a maior produção do Malawi tem sido a do tabaco - nesta monocultura, sobra pouco para produção interna e de subsistência, além da venda da própria natureza como é demonstrado no filme, com venda de arvores que auxiliam a proteção daquela natureza e variação climática que é caracterizada como desértica. Esta junção de fatores levou o país a sofrer com a fome e a falta de qualquer apoio, por parte de um governo que ficou conhecido pela corrupção e durante muito tempo viveu e vive do apoio internacional, acentuando ainda mais sua dependência.

O filme é retratado com estereotipo de esperança e obviamente que em meio a tudo isso a sobrevivência e o sentido de solidariedade, próprio daquela comunidade, acaba por vencer algumas das dificuldades, porém penso que ao tratar com naturalidade fatores econômicos que não são naturais, pode nos levar a incorrer no erro de romantizar a miséria, quando poderia ser evitada. O menino que descobriu o vento tem uma bela fotografia, imagens marcantes de um país rico, todavia, devastado e marcado pela desigualdade até no acesso a escola que é bem precário e cobrado. 

A mensagem que o filme deixa, ao menos pra mim, é que muitas vidas poderiam ser melhoradas e salvas se tivéssemos uma sociedade mais justa, muito gênios como William
Kamkwamba poderiam ser encontrados antes de morrer de fome ou ter que fugir de suas famílias em busca de uma vida melhor. William, foi um vencedor que com sua genialidade salvou uma comunidade, mostrando que ideias simples já utilizadas em muitos países poderiam salvar muitas vidas em outros lugares. 




Imagem do filme





Dados da OEC

https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/mwi/


Entrevista com William 

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87250-8489,00.htmL

Nenhum comentário:

Postar um comentário