terça-feira, 25 de abril de 2017

O 25 de Abril e a Revolta de Ibicaba


O 25 de abril em Portugal é feriado! 
Um dia que se relembra a Revolução dos Cravos em 1974 o movimento internacionalmente conhecido que colocou fim ao regime ditatorial que Portugal vivia desde 1933 é um dia de relembrar as lutas. Neste site é possível encontrar alguns filme que retratam a historia da revolução dos Cravos bem como o papel das mulheres nessa valiosa luta. 

Filme



Centro de Documentação 25 de Abril que fica na Universidade de Coimbra tras imagens do período bem como livros e análises. A RTP era a única operadora de Televisão no período também publicitou estas memórias - RTP 25 de Abril 





Fazendo uma analogia com o Brasil do outro lado do continente relembrarei a Revolta de Ibicaba 1856 (interior de São Paulo) que em periodo distinto e poco lembrada pelos brasileiros foi a primeira Revolta dos Imigrantes contra a exploração dos senhores brasileiros, algo que forçou o Império brasileiro a rever as leis trabalhistas. A revolta foi liderada pelo suíço Thomas  Davatz teve repercussão internacional fazendo com que a Suíça deixasse de mandar trabalhadores para o Brasil, devido as condições então expostas.  Dizem que a revolta foi considerada a "primeira menção ao comunismo no Brasil" muitos autores brincam com o fato de no período ser impossível, já que não havia comunicação por internet. Entretanto, sabemos que os imigrantes que foram para o Brasil levaram também sua carga cultural e formas de lutas distintas das que vivenciávamos, logo, aprendemos a lutar contra as opressões uns com os outros. 

O relato de Davatz foi publicado no Brasil sob a tradução de Sérgio Buarque de Holanda - Memórias de um colono no Brasil em 1951. 

A ideia de relembrar dois momentos distintos de países bem próximos (Brasil - Portugal) foi uma tentativa de demonstrar que aprendemos ao olhar para os outros países e suas formas de ultrapassar os muros colocados para garantir nossa permanência ali, à margem. A história da fazenda de Ibicaba também está disponível -  Fazenda Ibicaba






Elaine Santos 










Nenhum comentário:

Postar um comentário