terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

21 de Fevereiro o dia do assassinato de Malcolm X - Direitos Civis

“Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos.” Malcolm X





O dia 21 de fevereiro de 1965 será sempre lembrado como o dia do assassinato de um dos maiores lideres na luta da comunidade negra pelo acesso aos direitos civis nos Estados Unidos.

Malcolm X nasceu em Nebraska seu pai era um pastor batista que acabou por ser assassinado pela Ku Klux Klan, junto com suas irmãs Malcolm foi entregue a um orfanato. Viveu de emprego temporários e se mudou para Harlem, um subúrbio onde maioria da população é negra. Em 1946 foi preso e por meio da reclusão conheço os Islamismo e se converteu. 

A luta pelos Direitos Civis dos negros nos Estados Unidos, como já foi citado em outro texto deste blog, se intensificou no fim da 2ª Guerra Mundial e diferentemente de Martin Luther King que fazia a defesa de uma resistência mais pacífica, Malcolm defendia a separação das raças e qualidade de vida para os negros da América. 

No dia 21 de fevereiro de 1965, aos 39 anos o líder negro, já bastante conhecido e muito influente dentro do Movimento dos Panteras Negras, foi morto com 13 tiros enquanto discursava em Harlem. Nunca foram encontradas provas sequer houve uma investigação de seu assassinato. 

Deixo dos um dos seus importantes discursos que em tempos nos remonta a necessidade de refletir acerca das desigualdades raciais e de toda ordem.






ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário