terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Aula 1 sobre os Direitos Civis nos Estados Unidos.


Nas palavras do sociologia britânico Marshall T. H Cidadania é um status destinando aqueles pertencentes a uma comunidade e coincide com o desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra, uma vez que ela entra em conflito com o conceito de classe social que é dado a partir das desigualdades existentes. Como é possível que todos tenham o stastus de cidadão em uma sociedade visivelmente desigual?

A maior vergonha da América e seu período escravista que só “terminou” em 1865 ainda mantém os direitos civis negados a comunidade negra a dispersão geográfica dos negros estadunidenses se deu pelo terror. Terror tamanho que retratado causa dor ainda hoje. 

Até os dias atuais, os negros são a marca visceral da criminalidade nos Estados Unidos, a guerra contra as drogas é uma guerra contra as pessoas negras. A continuidade da escravidão é bastante visível por meio do sistema carcerário que formam quase 40% da população encarcerada, segundo relatos do próprio documentário animais não são tratados como os seres humanos nas prisões. Os sistemas prisionais funcionam as sombras e o fato de já ter passado pelo sistema prisional os impede de ser reintegrado a sociedade, quando são apontados nos seus documentos "os crimes" cometidos. As pessoas negras são pobres demais para estarem fora das prisões e atualmente o sistema carcerário passou a ser bastante lucrativo. 

A cidadania é negada mesmo após o período de exclusão privativa. Segundo o documentário a probabilidade de encarceramento para homens brancos é 1 entre 17 enquanto que a cada 3 negros 1 irá para prisão. 


Escravo Gordon após diversas surras - fonte google.




Documentário 13° Emenda – Demonstra as facetas da afirmação do Marshall quando aponta a escravidão como um sistema económico, somos educados a acreditar que os negros são criminosos.

O nascimento de uma nação -  um dos filmes mais lucrativos do século, que mostra o estupro de duas escravas norte americanas como o estopim para um rebelião de escravos na década de 60 considerado o primeiro grito dos negros contra seus senhores. O filme também foi acusado por reacender forças fundamentalistas da Ku Klux Klan. 

12 anos de Escravidão - É a história de um escravo liberto que acaba por ser vendido novamente como escravo e passa por 12 anos como escravo sendo humilhado de diversas formas. 


A música de Billie Holiday trata dos corpos negros que era pendurados nas arvores como frutos, Fruto estranho é o título, corpos estranhos balançando na brisa sul. 




Livro do Marshall - Cidadania, Classe social e status, p.76, Editora Zahar – Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário