quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Bruzundanga



Afonso Henrique de Lima Barreto, nosso escritor, em um texto pouco divulgado



Bruzundanga





A obra é uma sátira dos primeiros anos da República brasileira. Bruzudanga é um país fictício, onde havia, tal como na Primeira República, diversos problemas sociais, econômicos e culturais e o ricos pseudo eruditos.


"Qdo (em geral) vão estudar medicina, ñ é a medicina q eles pretendem exercer, ñ é curar, ñ é ser um grande médico, é ser doutor; qdo se fazem oficiais do exército ou da marinha, ñ é exercer as obrigações atinentes a tais profissões, tanto assim q fogem de executar o q é próprio a elas" (p.5).


Lima Barreto fala da mediocridade da "Escola de Samoeida" a escola da elite e da nobreza bruzundanguense que sempre se vê como reflexo da primeira. Onde fingem a todo momento. O interessante na obra analisada junto com a vida do autor, é sua forma å brilhante em alcançar as estruturas de uma sociedade qdo ele, homem negro e psiquicamente adoentado está sempre a margem dela.


Cita tb pessoas com MENTALIDADE DE PARVENUS: termo francês q designa o indivíduo que ascendeu socialmente, mas nunca aprimorou seu modo de agir.






Fonte google 


Todos os samoiedas limitavam-se quando se tratava dos tais assuntos, a falar muito de um modo confuso, esotericamente, em forma e fundo, com trejeitos de feiticeiros tribais.Não nego que houvesse entre eles alguns de valor, mas os preconceitos da escola os matava.A maioria ia para ela, porque era cômoda no fundo, pois não pedia se comunicasse qq emoção, qualquer pensamento, qualquer importante revelação de nossa alma que interessasse outras almas; que se dissesse usando dos processos artísticos, novos ou velhos,de um pouco do universal acha com eles e se vai além por meio deles. (p.10)

A sua ciência e saber foram logo muito gabados, pois o Tesouro da Bruzundanga, andando quase sempre vazio, precisava desses mágicos financeiros.

Chamava-se o deputado -- Felixhimino Ben Karpatoso. Se era advogado, médico, engenheiro ou mesmo dentista, não se sabia bem; mas todos tratavam-no de doutor." (p.11)

O famoso Dr. senhor político - juiz, presidente era Khapet em Bruzundanga, mas poderia ser a Zona Sul do Rio de Janeiro, Alphaville em SP, ou um bairro nobre de qq um dos nossos Estados. Lima Barreto colocou a nu nossa elite medíocre revelou o racismo sendo tb vítima deleLima Barreto é nosso e não merece ser esquecido, até porque continua muito atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário