quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Resposta a Rita Segato


-->
A escritora ativista e feminista Rita Segato acerca da situação em Bolívia geraram muito ruído, muita indignação por parte de alguns setores, me parece que é importante poder refletir a respeito, colocar em discussão, em profunda discussão o que ela disse.

A escritora disse “para mim Evo não foi vítima de um golpe, mas sim vítima de um descredito geral, caiu por seu próprio peso, por um vazio de poder que foi gerado por muitos erros e excessos.  Segato acrescentou que se manifestava contra uma visão binária e assegurou que por mais que “Camacho seja uma figura malvada, isto não implica que Evo seja uma figura perfeita” e seguiu com outros parágrafos.

O primeiro que quero dizer é que toda intelectualidade que está localizada fora dos valores e da defesa da vida, são uma farsa
Toda analise social e política que alguém queira fazer que não tenha como caminho a dignidade do ser humano que não se veja através do prisma do direito mais fundamental que é o direito a vida, é uma farsa, digam o que quiserem. Ademais, a verdade é que difícil aceitar que um intelectual até os dias de hoje não assuma que sua palavra, desde o momento que sai da sua boca em primeiro momento é uma palavra coletiva, a partir da confiança construída por este intelectual seja homem ou mulher, etc.

Isto faz desta palavra, uma palavra muito mais poderosa, portanto, deveria ser muito mais responsável, se bem que Segato não nega o golpe de Estado, mas o justifica e é muito grave que uma intelectual do campo nacional e popular coloque em sua voz o relato do golpista o relato dos negacionistas, e mais grave ainda é que sua voz, que não é qualquer voz, seja o relato que aplaude o opressor e o torturador

Justificar o golpe de estado em Bolívia, com a justificativa que em não cair no em uma visão binária é francamente irrisório, porque temos que dizer a ela que a visão...claro que é binária porque estamos falando entre a vida e a morte

Primeiro temos que dizer que é obvio que Evo não é perfeito, ainda que Camacho seja um monstro, Evo não é perfeito, porque se este é o binarismo que ela quer escapar, escutem!! porque o binarismo pode ser um extremo negativo, agora tudo dá igual ou é a mesma coisa também é negativo e nesta caso, diante as duas possibilidades, diante dois extremos, fico o binarismo.

Porque insisto hoje Bolívia é binaria, está entre a vida e a morte está entre os que matam e os que morrem, entre a democracia e a ditadura. Colocar como argumento do golpe, os supostos erros de Evo é nem mais nem menos que buscar na vítima algo que a torne culpada. E isto não se pode permitir a ninguém, muito menos a alguém que construiu sua intelectualidade em defesa das vítimas, você não é qualquer pessoa Segato, você não pode dizer isto.

Que arrogância é preciso ter, que comodo deve estar em sua poltrona, que bom deve estar o ar puro, que acolhedor deve estar tudo, como disse ontem o psicanalista Jorge Aleman[1] "No momento em que o carrasco levanta o machado, convidam a vítima a 'desconstruir-se'"

É uma loucura!!

Me pergunto o quão alto está a vossa intelectualidade que não pode ver e sentir a dor alheia. Humildemente, um simples comunicador te convida a desconstruir  sua intelectualidade embarreirada  há um bom amalgama entre a universidade  e o “barro” proponho, com respeito a ti, que coloque sua intelectualidade, seu saber seu conhecimento a serviço dos povos que querem se libertar e ter dignidade e não os entregue em bandeja aos violentos e opressores. Estão massacrando o povo indígena boliviano, estão matando homens e mulheres e Segato nos pede que enquanto isto, enquanto os matam, faça uma autocrítica, não faz falta que lhe diga que se tiraram Evo do poder é pelo que fez bem.

Segato, a direita não avalia os erros e a partir dos erros age, a direita entende que nós, o campo nacional e popular, somos o erro em si mesmo. É ideológico, não conjuntural, se basear no fato que os erros de Evo estão sendo pagos com sangue nas ruas é imperdoável e não tem volta atrás, colocar nas mãos de Evo o sangue de seu povo é de uma miserabilidade própria de uma intelectual, mais autocentrada do que preocupado com aquilo com a rodeia.

Argumentar como parte da justificativa que evo era machista é irrisório e ainda te aproxima dos fascistas

Evo era machista? Sim, evo era machista, lastimo que em sua analisa não tenha falado da igreja machista que entrou a dar o golpe, do império machista que impulsionou o golpe, nem dos militares machistas que estão executando o golpe, parece que o machismo golpista não foi contemplado na análise.

E quero agregar um dado, conhecendo o que Evo é, posso dizer que é uma pessoa com diversas afirmações machistas, o governo de Evo o que levou adiante a lei contra o racismo e toda a forma de discriminação contra a mulher e contra a perseguição, a violência política, contra a mulher também levou adiante Evo. Antes de Evo somente 15% dos títulos agrários estavam nas mãos de mulheres, hoje são 46% dos títulos agrários estão em nome de mulheres. Segundo a ONU, Bolívia é o terceiro pais como maior participação política das mulheres, que Evo é machista? Sim, estamos todos neste processo. Lastimo que a intelectualidade de Segato esteja tão longe da vivência das mulheres bolivianas, sobretudo das mulheres “camponesas” estão sendo assassinadas agora, não quero pensar realmente, não é irónico, que seu feminismo não esteja apto as mulheres indígenas. A discussão não é sobre você, mas sim sobre o autoritarismo, sobre o racismo e até a inquisição religiosa. Não sei que revolução é possível propagar se não condenamos a violência aos direitos humanos primeiro. Em nome de nada se pode banalizar o mal, sinto que Segato perguntou a Evo, o que você fez?

É uma lastima, suas palavras doem Segato, porque dá de comer as feras em um momento onde estas estão desesperadas e com fome, prestes a devorar este povo, que resiste, lastimo pagarmos tão caro, a direita lhe celebra e lhe aplaude de pé

 O texto é uma tradução do vídeo 



 O artigo original de Rita Segato





[1] “En el momento en que el verdugo levanta el hacha invitan a la víctima a 'deconstruirse'”

Nenhum comentário:

Postar um comentário