terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

La mitad del mundo - Ecuador (texto 1)


La mitad del mundo ou A metade do mundo  

é um cidade pertencente a Pichina em Quito (Equador). O objetivo deste texto é apresentar as minhas impressões deste lugar bem como aprendermos um pouco mais acerca desta zona do globo bastante visitada por turistas e conhecida por ser o marco O grau 0 grau que aprendemos nos mapas da 5ª série quando estudamos latitude e longitude. 

acho que não deve caber todas as informações em um só texto então vou escrevendo em várias partes para que os professores possam fazer uso desde várias facetas do mesmo local. 

A cidade da metade do mundo está localizada ao norte de Quito (capital do Equador) - em vermelho





A viagem mais fácil e barata de ser realizada é por meio de um ónibus, na verdade são dois a depender do local de Quito que você se encontrar. O ónibus leva cerca de duas horas até chegar lá e passamos por um série de provincias bem diferentes do que é visto quando se está mais ao centro de Quito. Salta aos olhos a desigualdade exorbitante em cada região, a precariedade do transporte urbano que leva crianças, adultos e senhores em sua maioria em pé e também a enorme quantidade de pessoas no comércio informal, a vender todo o tipo de coisa que pensamos, desde sacos de lixo até doces caseiros, inclusive há crianças vendendo nos ónibus, que é uma coisa ainda mais chocante crianças com cerca de 6 ou 7 anos já a trabalhar dentro dos transportes. 

O clima quente torna tudo mais cansativo, a viagem e o trabalho para que sobrevive a partir do comércio é um ambiente em que o turismo e a pobreza convivem juntos e causa um constrangimento comum em viver em mundo tão desigual.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário