quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Literatura à margem

Literatura à Margem foi um evento promovido em Parceria SESLA e Serviço Educativo JACC com colaboração SDDH AAC. Uma conversa, debates, performances, leituras de poemas acerca do conceito de Margem na Literatura. 

Foi um dia em que me orgulhei de mim.

Trazer a vida e obra de Carolina Maria de Jesus foi uma honra, falar da escritora é sempre uma mecanismo das mulheres negras ir até o ponto fulcral das suas dores e por meio dos escritos de Carolina buscar forças para seguir e ultrapassar a si. Esta apresentação foi um pouco isto, deixo-a retratada como inspiração para os nossos alunos pequenos grandes lutadores. 
Ela já vinha gritando e ameaçando há anos, como forma de estar no mundo. Escrevia, entre outros motivos, para suportar o cotidiano que a tornava “nervosa”, especialmente quando a fome aumenta¬va... Escrevendo, afastava os problemas... Além disso, Carolina vislumbrava o fim de suas agruras num possível sucesso literário e pessoal: “Se estou escrevendo é porque tenho pretensões: quero comprar uma casinha” (2007, p. 58, grifos meus).




Citação retirada do texto:

AZEREDO, Sandra. A favela escrita de Carolina Maria de Jesus. Mental,  Barbacena ,  v. 6, n. 11, p. x, dez.  2008 .   Disponível em . acessos em  08  dez.  2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário