segunda-feira, 15 de outubro de 2018

15 de outubro no Brasil é dia de luta dos professores.


No dia 15 de outubro, data em que se comemora o Dia dos Professores brasileiros, este blog impõe a realidade como urgente e logo temos muito pouco o que comemorar. Após mais de dez anos dando aulas de sociologia e geografia em diversos colégios públicos em São Paulo, cheguei à conclusão de que tudo tem piorado, especialmente na nossa realidade mais imediata. Para muitos dos alunos e alunas que ali estão, a escola, dentro de sua precariedade, é o único espaço de convívio e sociabilidade.

Em tempos em que o Brasil parece caminhar de costas para o futuro, indo contra os valores democráticos mínimos, a educação deverá sofrer grandes ataques. Afinal, sabemos que o conhecimento por si só é libertador. Acompanhamos os movimentos do "escola sem partido" e a perseguição ideológica a várias disciplinas consideradas "pensantes", como se ainda vivêssemos no positivismo da divisão das ciências em caixinhas nos cérebros.

Quem conhece a realidade das escolas brasileiras sabe das dificuldades em ensinar quando falta tudo... É risível ter que assistir a um congresso conservador formado por uma elite grosseira querer impor aos outros, especialmente àqueles que nada têm, o vazio. Assim, nosso dia não é de comemoração, mas sim de luta. Para apoiar esta reflexão, deixo o podcast que fiz com outros dois lutadores, por mais educação e mais direitos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário