Em 9 de novembro de 1848 foi fuzilado em Viena o liberal Robert Blum um dos líderes liberal que marcaram Revolução Alemã deste mesmo ano. Oriundo de família humilde Blum foi sempre muito estudioso, poeta, artesão, aprendiz de ourivesaria, editor politico e até membro do parlamento. Foi grande defensor da liberdade, do anti semitismo e criticou severamente a invasão da Polónia pela Prússia.
Em 22 novembro de 1848 Karl Marx menciona a morte de Blum em uma de suas cartas ao jornal Nova Gazeta Renana (trata-se da carta " A Assembleia de Frankfurt" NGR 150) afirmando que fez-se história, entretanto, a historia seguiu seu curso sem que houvesse preocupação com seus professores, denominou de "parlamento defunto" aquele que substituía que temia a Republica Vermelha e decretava, por meio da violência, a Monarquia Vermelha.
O documentário que segue é bastante esclarecedor para entender este período de mudanças. Em sala de aula pode ser usado em formato integral, os professores de história e sociologia podem, em conjunto, desvelar a importância do período e os pensadores produzidos em meio a tais contradições.
ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário