Antes do filme poucos sabiam que mulheres negras haviam trabalhado na NASA.
![]() |
Fonte: Century Fox |
O filme Hidden Figures ou Estrelas Além do Tempo título dado no Brasil é um bom filme para perceber o quanto foi (e ainda é) custoso para a comunidade negra ocupar determinados espaços. No caso do filme retrata a história de 3 mulheres negras que revolucionaram a história da NASA na corrida espacial em 1962. O filme exprime a história real de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson foram três mentes brilhantes a enfrentar o preconceito contra um espaço predominantemente masculino e também o preconceito racial em um período em que os negros não podiam sequer utilizar os mesmos banheiros que os brancos.
Eram elas os cerebros por trás do que apareceu como o grande feito da NASA, com salários menores e o racismo descarado os "computadores de saia" como eram apelidadas mostrou a galhardia e o enfrentamento na conquista de espaços em sociedade desigual.
Apesar do formato caricatural e de escamotear um pouco os problemas norte americanos relacionado aos Direitos Civis nos Estados Unidos no período (1960) o filme também nos remonta a questão, porque estivemos tanto tempo a espera de um filme que desse o devido destaque a estas mulheres?
Elaine Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário