"O Menino que Descobriu o Vento" é um filme baseado em uma história real que se passa no Malawi, que significa "sol nascente" e está localizado na África Oriental, fazendo fronteira com a Tanzânia e Moçambique.
O filme está disponível na plataforma Netflix e conta a história de William Kamkwamba, que se tornou famoso ao construir, com materiais rústicos, uma turbina eólica capaz de abastecer sua pequena aldeia, que enfrentava uma crise alimentar devido à seca na região.
 |
Imagem do filme |
Há vários pontos que podem ser abordados no filme, para além da incrível história de William. O Malawi foi um país colonizado pelos ingleses, o que resultou em uma "democracia" apenas em 1964. Essa democracia garantia eleições em um único partido vitalício, que permaneceu no poder até a década de 1990.
Em 1993, foram realizadas as primeiras eleições multipartidárias, porém o governo cometeu graves erros econômicos. Parte disso ocorreu devido ao seu caráter colonial, com o país submetido ao modelo de agricultura primária de exportação. Segundo dados da OEC, a maior produção do Malawi tem sido tabaco. Nesta monocultura, sobra pouco para a produção interna e de subsistência, além da venda da própria natureza, como é demonstrado no filme, com a venda de árvores que auxiliam na proteção do meio ambiente e na variação climática caracterizada como desértica. Esses fatores combinados levaram o país a sofrer com a fome e a falta de apoio, por parte de um governo conhecido pela corrupção, que por muito tempo dependeu e ainda depende do apoio internacional, acentuando ainda mais sua dependência.
O filme retrata estereotipos de esperança e, obviamente, em meio a tudo isso, a sobrevivência e o sentido de solidariedade daquela comunidade acabam vencendo algumas das dificuldades. No entanto, penso que ao tratar com naturalidade fatores econômicos que não são naturais, podemos incorrer no erro de romantizar a miséria, quando poderia ser evitada. "O Menino que Descobriu o Vento" possui uma bela fotografia e imagens marcantes de um país rico, porém devastado e marcado pela desigualdade, inclusive no acesso à educação, que é bastante precário e cobrado.
A mensagem que o filme transmite, ao menos para mim, é que muitas vidas poderiam ser melhoradas e salvas se tivéssemos uma sociedade mais justa. Muitos gênios como William Kamkwamba poderiam ser descobertos antes de morrerem de fome ou terem que fugir de suas famílias em busca de uma vida melhor. William foi um vencedor que, com sua genialidade, salvou uma comunidade, mostrando que ideias simples, já utilizadas em muitos países, poderiam salvar muitas vidas em outros lugares.
 |
Imagem do filme
|
Dados da OEC
https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/mwi/
Entrevista com William
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87250-8489,00.htmL