domingo, 21 de outubro de 2018

Dica de filme - Ele tem seus olhos.


O filme de produção francesa "Il a déjà tes yeux" ou "Ele tem seus olhos" é bastante interessante para analisarmos os diversos comportamentos de uma sociedade racista e xenófoba como é a francesa.

Realizado em 2017, quando um casal franco-africano resolve adotar uma criança e se deparam com uma criança branca, imediatamente a aceitam, já que a vontade que possuíam de ter um filho ultrapassa os limites da cor. 

Por outro vão ter que lidar com perseguições por parte do Serviço de Assistência Social que os considerará incapazes de lidar com uma criança branca e suas próprias famílias que hegemonicamente negras não querem ter um branco que ainda que criança simboliza ali o opressor ou a perda dos seus costumes e sua ancestralidade que também foi modificada a partir do momento que se tornam migrante vivendo na França. Logo há também aí um processo de aculturação e assimilação por parte de todos que são obrigados a se rever nos seus preconceitos diante o abandono da criança que precisa de uma família. 

Apesar da docilidade como o assunto é tratado, nada escapa nem mesmo os racismos direcionados as mulheres negras como se todas com filhos fossem babás ou criminosas que raptam crianças e ainda há real possibilidade, ainda que pequena, mas existente de um casal de pais negros terem um filho branco. 

é um bom filme e bastante leve para abordar diversos temas relacionados a sociologia e as mudanças atuais na forma como as famílias são formadas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário